10 dicas de como diminuir a dor de cólica

Foto: Reprodução

Todo mês é a mesma história e você já não sabe como se livrar delas. As dores da cólica menstrual incomodam muitas mulheres. Confira dicas simples e eficientes para combatê-las!

1. Beba uma xícara de chá comum, de camomila ou de menta, quente.

2. Coloque uma bolsa de água quente ou bolsa térmica sobre o abdome ou sobre as costas.

3. Tome um banho quente.

4. Massageie delicadamente o seu abdome.

5. Faça exercícios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exercício pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor pélvica.

6. Repouse bastante e evite situações estressantes.

7. Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar pílula, pois esta bloqueia a produção de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a cólica menstrual.

8. Pergunte ao seu médico sobre a indicação e necessidade de suplementação de vitamina B6.

9. Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. “Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natural”, orienta a médica ortomolecular Mariana Muniz, especialista em medicina anti-aging.

10. Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes).

Se mesmo depois dessas dicas você ainda sofrer com a cólica menstrual, talvez seja hora de marcar uma consulta com um ginecologista. Somente ele saberá o que está acontecendo e poderá tratar de maneira eficaz.

Confira matérias relacionadas: