Nove meses de muito cuidado com seu corpo

Os noves meses mais especiais da sua vida precisam de muitos cuidados
Foto: Reprodução

Desde quando se recebe a notícia da gravidez até o momento do trabalho de parto, toda grávida precisa de alguns cuidados para ter uma gravidez tranquila e saudável. Confira dicas para passar pelos nove meses com todos os cuidados essenciais e sentir linda e cuidada.

1º ao 3º mês

Rosto
Lave o rosto com água morna ou fria água quente desidrata a pele. Use sabonete neutro ou loção de limpeza cremosa pelo menos duas vezes ao dia.

Aplique diariamente um filtro solar não oleoso, com fator de proteção alto. Isso evita o aparecimento das manchas causadas pelo excesso de melanina, a substância responsável pela pigmentação da pele.

Tome, todos os dias , de seis a oito copos de água ou chá para manter a pele bem hidratada.

Não use cosméticos que contenham hormônios ou extrato de placenta, pois podem causar alterações hormonais no organismo. Verifique sempre a fórmula na embalagem do produto.

Evite usar produtos que contenham ácido retinóico, comum no tratamento de cravos, espinhas, manchas e rugas precoces. Essa substância química, ao ser absorvida pelo organismo, pode afetar a formação do feto e comprometer o crescimento de seu bebê.

Cabelos
Evite usar fixadores, fazer alisamento, permanentes ou tinturas. O couro cabeludo, irrigado por muitos vasos sanguíneos, absorve com facilidade estas substancias químicas, que acabam sendo transferidas para o feto através da placenta. Esta recomendação serve também para o período de amamentação.

Continue lavando os cabelos normalmente, com frequência e com os produtos que você esta acostumada. A água do chuveiro deve ser morna e nunca quente, para não provocar oleosidade e descamação no couro cabeludo.

Corpo
Mantenha a pele do corpo bem hidratada, principalmente nos seios, nas nádegas, nas coxas e na barriga, que sofrerão estiramento mais tarde. Após o banho, com a pele ainda molhada, aplique um hidratante oleoso, fazendo uma suave massagem circular. Depois, enxugue-se em uma toalha felpuda.

Use diariamente um filtro solar não oleoso, com fator de proteção alto. Redobre estes cuidados com as regiões que ficam mais expostas ao sol, como colo, braços e pernas. Na praia e na piscina, repita freqüentemente a aplicação.

Evite depilação com cera, caso você tenha tendência a varizes. A lâmina de barbear e os depiladores ainda são as melhores opções.

Para que as unhas não fiquem opacas e quebradiças, como costuma acontecer na gravidez, aplique diariamente cremes ou óleos fortalecedores específicos. Esse procedimento ajuda a amenizar o problema, que desaparece naturalmente após o parto, quando seu organismo readquire o equilíbrio hormonal.

3º ao 6º mês

Foto: Reprodução

Rosto
Mantenha o uso diário do filtro solar e use chapéus e viseiras quando for a praia ou a piscina.

Se a pele estiver mais oleosa, lave-a de 3 a 4 vezes por dia, com sabonete neutro, e aplique hidratantes e cosméticos que não contenham óleo.

Cabelos
Se os cabelos ficarem mais oleosos na raiz, aplique duas vezes um xampu neutro, só no couro cabeludo, toda vez que for lavá-los.

No final do quinto mês, a queda de cabelo(de 50 a 70 fios por dia normalmente) diminui, devido a ação hormonal. Você perceberá também que seus cabelos estarão mais bonitos e encorpados. Em alguns casos, os fios podem escurecer.

Corpo
Após o banho hidrate a pele com cremes de boa penetração e não com óleos, que, embora criem uma película protetora, não são absorvidos pela pele. Dê atenção especial a barriga, seios, coxas e nádegas, regiões mais propensas a estrias.

As estrias costumam aparecer, com mais freqüência, a partir do quarto mês de gestação, principalmente nas mulheres que tem predisposição genética. Se for seu caso, não se desespere. A maior parte delas clareia em quatro ou cinco meses após o parto. As que permanecem podem ser atenuadas com tratamentos locais. Previna-se com hidratantes, massagens e exercícios localizados.

Para combater a transpiração excessiva desse período use roupas confortáveis, de preferência em algodão, linho ou seda. Escolha desodorantes suaves, sem muito perfume, que devem ser complementados com talcos com bicarbonatos de sódio ou com leite de magnésia, nas axilas e nos pés.

6º ao 9º mês

Foto: Reprodução

Rosto
Cuide da hidratação da mesma forma como vinha fazendo na etapa anterior. Se for a praia ou á piscina, aplique o filtro solar de hora em hora e não dispense a proteção do guarda-sol.

Corpo
Para evitar o aparecimento de varizes, comece a usar meias elásticas, sapatos baixos e folgados, e não fique em pé por muito tempo. Sempre que possível, descanse as pernas, com os pés para o alto, apoiados em uma almofada.

No final da gestação você pode perceber um aumento de celulite nas nádegas, nas coxas e nas pernas, principalmente se tiver predisposição genética. É natural que esse acúmulo localizado de células gordurosas e líquido fique mais evidente com o aumento de peso. Por isso, evite alimentos muitos calóricos como doces ou massas. Movimente-se sempre que puder. Os exercícios atacam a flacidez e reforçam o tônus muscular.



Confira matérias relacionadas: