Tudo sobre botas

botas01.jpgQuando chega o inverno, as botas voltam com toda força. Segundo o dicionário Houaiss, bota é um “calçado que cobre o pé e parte da perna, chegando por vezes coxa, para proteger contra o frio, para montar a cavalo, etc.” A partir desse conceito são criados modelos diferentes, que a moda coloca em alta ou em baixa em cada temporada. É importante saber classificá-los: fica mais fácil saber como combinar as botas com as produções.

Diferenciando uma da outra
O cano pode ser quase inexistente, curto, médio ou longo. O bico varia entre fino, arredondado e quadrado. E o salto pode ser baixo, médio e alto. Simples, não? Cada uma das combinações entre essas variantes é um estilo de bota diferente.

Cano quase inexistente + salto alto: é o chamado abotinado, que lembra um sapato fechado. Geralmente tem bico fino. Fica bem somente com calça reta ou evasê, que cubra o peito do pé.

Cano curto (cobre os tornozelos) + salto baixo: é um modelo esportivo. Podem ser de couro e ser usada com jeans ou calça reta que cubra o peito do pé; ou de camurça, que confere um estilo mais pesado e só fica bem com jeans de corte reto. Evite usar este modelo com calça de boca estreita.

Cano curto + salto alto (ou médio): é o modelo mais tradicional e perfeito para o dia a dia. Também deve ser usada por baixo da calça. Fica bem com calça social ou jeans de boca reta ou evasé.

Cano médio (cobre até a metade da panturrilha) + salto alto (ou médio): modelo bom para mulheres altas e com pernas compridas. Pode ser usado com saias pelos joelhos ou longas até o tornozelo, e com calça de boca reta, que cubra todo o cano.
Dica: Mulheres baixinhas e com pernas grossas têm que combinar o modelo com saias que cubram o cano para disfarçar o excesso de panturrilha e para não parecerem ainda mais baixas.

Cano longo (chega até os joelhos) + salto baixo: é o modelo montaria, que geralmente tem bico arredondado. Confere estilo esportivo, pode ser usado com saias de qualquer comprimento e calça, por dentro ou por fora (neste caso, deve ser justa na perna).

Cano longo + salto alto: modelo perfeito para a noite. Fica bem com vestidos – inclusive o tubinho – e saias de qualquer comprimento, exceto mini. Também fica bem por fora da calça jeans, desde que justo na perna.

Cano longuíssimo (cobre os joelhos) + salto alto: modelo fica bem com saias curtas e sobre calças justas. Pode ser usada somente por mulheres altas e magras.

Dicas importantes:
– Apesar de alguns modelos serem considerados sociais, como a de cano longo com salto alto, botas são consideradas calçados informais. Por isso, evite usá-las em festas de casamento ou ocasiões sociais formais.
– As baixinhas devem tomar cuidado para não exagerar no tamanho do salto. Quanto maior, menor parecerá o pé. Além disso, podem cansar e o caminhar se tornar deselegante.
– Botas claras (bege e caramelo) ficam bem com preto e jeans. Bota branca é só para quem tem muito estilo. Normalmente, nem os profissionais da área de saúde usam.

Fonte: http://www.gustavosarti.com.br

Confira matérias relacionadas: