Presunto e queijo em pratos saborosos

Foto: Reprodução

Essa duplinha de presunto com queijo se combinam tão bem, que não dá para contar as receitas que podemos fazer com ela. Que tal ir pra cozinha e preparar uma receita rápida e de dar água na boca?

Torta de presunto com mussarela: uma delícia

Ingredientes:
Massa
2 xícaras (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de açúcar
2 tabletes (30 g) de fermento biológico
Recheio
200 g de presunto (um só pedaço)
200 g de mussarela (um só pedaço)
1 caixinha (200 g) de creme de leite

Modo de Preparo:
Massa: coloque o leite numa panela e leve ao fogo até amornar. Retire do fogo e despeje no liquidificador. Adicione o azeite (reserve 1 colher de sopa), a farinha de trigo, os ovos, o sal e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o fermento e bata apenas por alguns segundos. Cubra o copo do liquidificador com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos, ou até a massa dobrar de volume. Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC). Recheio: corte o presunto e a mussarela em cubos médios, coloque numa tigela e misture o creme de leite. Com o azeite de oliva reservado, unte uma assadeira de 30 cm de diâmetro e polvilhe com farinha de trigo. Em seguida, despeje a metade da massa e distribua o recheio. Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 45 minutos, ou até a torta dourar. Retire a torta do forno, fatie e sirva.


Sanduíche aberto de presunto e mussarela
Você pode preparar este sanduíche de jantar. Capriche na apresentação.

Ingredientes:
4 pães italianos pequenos redondos
1 tomate verde médio sem sementes
200 g de presunto de peru defumado em cubos
200 g de mussarela em cubos
1/2 maço médio de cebolinha verde picada finamente
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 ovo
sal a gosto

Modo de Preparo:
Ligue o forno em temperatura média. Retire a parte superior dos pães, elimine um pouco do miolo e disponha-os numa assadeira. Reserve. Pique o tomate em tiras finas e coloque numa tigela. Junte o presunto, a mussarela, a cebolinha, o azeite, o leite, o ovo e o sal. Misture e recheie os pães. Leve ao forno por 15 minutos, ou até o recheio ficar cozido e a mussarela derreter. Retire do forno e sirva.

Confira matérias relacionadas: