7 dicas para bombar o seu Instagram e se tornar o mais novo digital influencer

Saiba quais passos seguir para garantir postagens com maior alcance e muitas curtidas
Foto: Reprodução

O Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares entre os brasileiros. Postar fotos se tornou um negócio para muita gente, seja para divulgar os produtos de uma empresa ou mesmo para promover a si mesmo, atraindo mais curtidas e comentários.

O número de influenciadores digitais, aqueles que se utilizam do prestígio e da popularidade alcançada na rede social para fazer divulgações, não para de crescer. Porém, não basta sair por aí postando qualquer coisa e de qualquer maneira achando que os resultados virão.

Para crescer no Instagram é preciso ter foco e usar de estratégias que possam potencializar as suas postagens. Afinal, quanto mais pessoas virem os seus posts, maior será o seu alcance. Para se tornar relevante é preciso ir além de um bom conteúdo.

Confira essas sete dicas que separamos para você se dar bem em suas postagens. Seguindo esses passos, é questão de tempo para que você comece a se destacar.

1 – Use hashtags

O que torna a busca por fotos eficiente no Instagram é o bom uso das hashtags. De nada adianta postar uma foto maravilhosa se não há como identificá-la em uma eventual busca. Por isso, estar atento aos termos mais procurados da rede social ajuda bastante.

É importante ressaltar ainda que não adianta nada usar hashtags populares, mas que não tenham nada a ver com o seu conteúdo. Pesquise e encontre aquelas mais adequadas para que você atinja o público-alvo que deseja.

2 – Interaja com os seguidores

O Instagram não deve funcionar apenas como um depósito de fotos. Depois de fazer uma postagem, volte e veja qual foi a reação dos seus seguidores e se há comentários ou perguntas a serem respondidas.

O algoritmo do Instagram privilegia aqueles que usam mais a plataforma, portanto faça a sua parte comentando e curtindo postagens que sejam do seu interesse. Quanto mais você for visto circulando nas postagens, maiores as chances de ser lembrado.

3 – Não perca tempo, agende posts

Embora não exista uma função nativa no Instagram para agendar postagens, hoje existem muitos serviços de terceiros que permitem fazer isso com muita facilidade. O processo é exatamente o mesmo: basta escolher a foto e a legenda e definir o horário.

Uma das plataformas mais conhecidas que pode auxiliar nesse processo é o Hootsuite. O programa conta versões pagas e gratuitas. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre ele e ver se os valores compensam o seu investimento.

4 – Aproveite os melhores horários

De nada adianta fazer postagens de madrugada, apenas para “cumprir tabela”, se a maioria dos seus seguidores está dormindo e não verá o conteúdo. Por isso, é importante compreender quais são os melhores horários para postar em redes sociais.

No caso do Instagram, prefira a publicação de conteúdo em horário comercial, das 9h às 18h, e de preferência entre terça e sexta-feira. Durante esses períodos a interação costuma ser maior. Aos finais de semana os resultados costumam ser mais fracos.

5 – Tenha um perfil comercial

O Instagram permite que os seus usuários transformem a conta em um perfil comercial. Para isso, é preciso vincular a conta com uma página do Facebook. Além disso, será preciso fornecer informações mais detalhadas, como um número de telefone para contato.

A partir disso, você ganha acesso à ferramenta de análise de métricas, que indica quantas pessoas visitaram seu perfil, quais posts elas curtiram e quais são os horários mais fortes. Trata-se de um recurso fundamental para a tomada de decisão.



6 – Analise os dados de acesso

Como já mencionamos, com o perfil comercial você tem acesso à ferramenta de análise de dados. Use a abuse dela para tomar decisões. Por exemplo, uma loja de roupas pode descobrir que as pessoas preferem ver mais vestidos e menos camisetas.

Além disso, é possível descobrir com maior precisão quais são os horários que funcionam melhor para o seu conteúdo. Embora existam regras gerais de momento de pico, cada caso pode ter as suas particularidades.

7 – Produza conteúdo original

Muitas pessoas, quando veem o sucesso de outras celebridades da web, correm lá para copiar o conteúdo e postar em suas páginas. Essa não só é uma estratégia ruim como também você pode incorrer em crimes que ferem as leis de direito autoral.

Para evitar problemas como ter a sua conta suspensa ou até mesmo responder a processos judiciais, opte apenas por postar conteúdo original e que tenha sido produzido por você. Pegar algo pronto é o caminho mais fácil, mas o sucesso aparece apenas para os mais criativos.

Seu celular é importante: proteja-o!

O smartphone que está no seu bolso pode ser a porta de entrada para o sucesso no mundo digital. Tornar o seu conteúdo popular não é algo que vai acontecer da noite para o dia. Em muitos momentos, você terá que trabalhar pesado onde quer que esteja.

Expor o celular em público é uma das principais razões que levam as pessoas a perderem os seus aparelhos. Isso porque os índices de furtos e roubos de smartphones não param de crescer.

Além dos cuidados que você deve tomar para se prevenir, a contratação de um seguro celular é a melhor maneira de garantir que, mesmo que você seja vítima de roubo, seu prejuízo não será enorme. Os valores de mensalidade são bastante acessíveis e vale a pena conferir.

Confira matérias relacionadas: