Saiba qual é a ordem e a forma correta de hidratar seu corpo

O momento em que você passa o creme hidratante no corpo é mais que um ritual de beleza, é também uma terapia. É nisso que a professora de estética Sueli Marini acredita. Portanto, é muito importante realizar essa sessão com os movimentos certos e na ordem correta.

Segundo Sueli, a hidratação deve começar pelos pés. “O bom é que durante esse processo, a mulher aproveita para relaxar os pontos de tensão”, diz a professora. Segundo ela, uma parte que merece carinho especial é a curva da sola dos pés. “Massageando essa região é possível aliviar as dores nas costas”, explica.

Dos pés, você deve subir para panturrilha, fazendo movimentos de baixo para cima até a os joelhos, região que concentra gânglios linfáticos. “É importante correr no sentido da cadeia linfática, pois assim, junto com a hidratação a mulher desintoxica seu corpo por meio da drenagem”, conta a profissional.

Nas coxas, a massagem com o hidratante continua no sentindo da região da virilha.

Já naquele que é o lugar preferido das gordurinhas a mais, os movimentos devem ser circulares. “Na barriga, faça um deslizamento no sentido horário em volta do umbigo”, aconselha Sueli.

Nos seios o movimento continua em formato de círculos, “rodeando a mama, do centro para fora”, explica.

Já no pescoço, as mãos devem deslizar de cima para baixo até a região conhecida popularmente como saboneteira. Mas quando você avançar para o rosto o sentido deve ser para cima. “Na face é preciso puxar a pele de dentro para fora, assim diminuímos os surgimentos das linhas de expressão”, diz a professora de estética.

Depois, parta para os braços, passando o hidratante no sentido das mãos para as axilas. Já para as costas você irá precisar da ajuda de um profissional ou, quem sabe, do seu parceiro. “Dividimos as costas ao meio, na parte superior, empurramos a pele para o sentido das axilas, na inferior a massagem deve ser feita na direção da virilha”, ensina Sueli.

Tipos de hidratantes
A consultora de estética do Senac São Paulo, Maria de Fátima Pereira, indica cremes diferentes para determinadas regiões do corpo.

“Os braços e as pernas podem receber o mesmo produto”, conta Maria de Fátima. Mas, segundo ela, é necessário levar em conta que os braços devem receber hidratação redobrada, pois estão mais expostos que outras partes do corpo.

Já o colo e as costas, como são áreas mais oleosas, precisam de um hidratante que dê equilíbrio pele.

Nos pés devem ser evitados cremes oleosos para que eles não fiquem escorregadios. “Recomendo hidratantes com base de silicone que forma um tipo de película na pele”, diz a consultora.

E como regra geral: “o hidratante tem que ter princípios ativos, vitaminas. Pois se ele for apenas base de óleo só irá lubrificar, mas não haverá permeabilidade na pele”, adverte Sueli.

Dicas para absorção
Para que a absorção seja mais eficiente, o correto é aplicar os hidratantes logo após o banho. “Como a pele está úmida, a capacidade da substância permear na pele é bem maior”, explica a profissional do Senac.

E se você é daquelas que adora passar o hidratante e ir direto para a cama, saiba que essa atitude não é aconselhável. “Você vai dividir o produto com o lençol”, alerta Maria de Fátima. Ou seja, o ideal é dar tempo para que sua pele absorva as substâncias.

Outra dica é envolver o corpo com plástico. “Essa técnica evita a evaporação do hidratante”, explica a consultora.

E, atenção: a hidratação não só deixa sua pele mais bonita, como também serve para proteção. “Quando você bate alguma região do corpo, se ela estiver bem hidratada, as chances de surgirem manchas são bem menores”, garante Maria de Fátima.

Serviço:
Maria de Fátima Pereira – consultora de estética do Senac São Paulo
www.sp.senac.br

Sueli Marini – professora de estética e sócia-proprietária da Clínica Movimento Corporal
Rua Pedro Nolasco da Cunha, 363, Jardim Avelino, São Paulo
Telefone: (11) 6341-8030
www.movimentocorporal.com.br

Fonte: beleza.terra.com.br/mulher

Confira matérias relacionadas: