Quais óculos ficam bem em você?

Se você estiver precisando de óculos para uso contínuo, ver de perto, longe ou qualquer outra opção, saiba: você vai ter que encarar uma ótica, geralmente repleta de opções de armações. Trata-se de um acessório necessário e caro. Portanto, você não poderá se dar o luxo de errar na escolha, que é a tarefa mais complicada.

Então, veja nossas recomendações. Você irá precisar delas.

Rosto redondo
Pessoas com esse perfil têm queixo e testa bem marcantes. Em geral a largura e o comprimento do rosto são quase iguais. Esqueça as armações redondas! Invista em tipos retangulares, quadradas, com hastes grossas e cores claras.

Rosto oval
Esse tipo de rosto costuma ter formato equilibrado, por isso combina com mais tipos de armações que outros perfis. Pessoas com esse perfil podem abusar das cores (de acordo com o tom de pele).

Rosto triangular
O rosto triangular é achatado ou comprido com testa larga e queixo fino. As armações estreitas equilibram as formas do rosto, especialmente o maxilar inferior estreito.

Rosto quadrado
Testa larga e maxilar saliente são marcantes neste tipo de rosto. O ideal é usar armações ovaladas em material claro que ampliam a área dos olhos. Esse modelo suaviza o rosto.

Nariz
Para quem tem nariz largo é apropriado que a ponte (parte da armação que une as duas lentes) seja alta e estreita. Para quem tem nariz grande, a ponte deve ser clara ou um pouco mais baixa que a linha superior da armação. O nariz pequeno combina melhor com pontes altas e arredondadas.

Dicas para todos os rostos:
- A cor da armação deve combinar com a cor de seus cabelos e não com a dos seus olhos.
- Armações com ângulos e formas retas deixam a expressão mais séria, ao contrário das arredondadas, que deixam a fisionomia mais leve.
- Os óculos mudam a fisionomia. Se seu trabalho envolve contato direto com o público, prefira armações discretas.

Fonte: www.gustavosarti.com.br

Confira matérias relacionadas: