Nutrientes essenciais para a beleza

Vitamina C
A Vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias – principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sangüíneos.


A vitamina C é necessária para combater infecções. Ela também atua na absorção do ferro, reduz o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

A melhor maneira de se obter a quantidade necessária desta vitamina é através da alimentação. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir várias doenças, inclusive em determinados tipos de câncer.

A deficiência de Vitamina C pode causar doenças cardiovasculares, câncer, envelhecimento precoce, imunodeficiências, propensão a contrair virose, flacidez da pele, dificuldade de cicatrização, escorbuto e distúrbios emocionais.

A Vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Ela tem um poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres – que são moléculas que causam danos s células e aceleram o processo de envelhecimento.

A vitamina C também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento. É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol.

Linhaça
A linhaça vem se destacando, graças aos benefícios que ela proporciona nossa saúde.

A linhaça auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e conseqüentemente a pele fica mais bonita. A linhaça é considerada um alimento, pois tem propriedades nutricionais básicas e preventivas – graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de cárater preventivo saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios a saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta.

A semente de linhaça moída tem mais benefícios nutricionais que a semente inteira. Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador, utilizando cinco colheres de sopa da linhaça, batendo por apenas alguns minutos. Não há necessidade que ela vire pó.

Em seguida, guarde na geladeira. É aconselhável tomar uma colher de sopa, em jejum, podendo ser com água ou o com qualquer líquido de sua preferência.

Colágeno
O colágeno é uma classe bastante abundante de proteínas que são formadas por aminoácidos no organismo humano. Ele tem a função de sustentação das células, mantendo-as unidas e é o principal componente protéico de órgãos como a pele, cartilagens e ossos.

O colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo. Contudo, quando entramos na fase adulta (a partir de 30 anos), sua deficiência começa a ser notada – com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.

Benefícios do colágeno
Combate a flacidez, rugas e fragilidade óssea;
Enrijece os tecidos da pele;
Colabora no aumento da tonicidade dos músculos;
Previne o surgimento das estrias e celulite;
Fortalece as unhas e melhora o aspecto dos cabelos;
Auxilia como coadjuvantes em dietas de emagrecimento.
A deficiência de colágeno, também chamada de colagenose, acarreta problemas como: má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

Fonte: belezaesaude.dae.com.br

Confira matérias relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *