Dicas de Saúde – Doenças de Inverno

Rinite
É caracterizada por espirros, prurido nasal, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por alergenos (poeira, pólen, mofo ou pêlo de animal). Procure evitá-los e mantenha uma boa alimentação.


Sinusite
É uma inflamação dos seios da face. Ocasiona dor no rosto acima e abaixo dos olhos, muco espesso ou pus no nariz, s vezes com mau cheiro, nariz entupido e febre. Sempre que pegar um resfriado ou o nariz estiver entupido, tente mantê-lo limpo. Não assoe o nariz com força.

Bronquite
Facilmente confundida com a asma, é uma inflamação dos brônquios que provoca inchaço na mucosa e dificulta a passagem de ar. Evite o fumo.

Asma
É a inflamação das vias aéreas quando os sintomas comuns são: a falta de ar, acompanhada de respiração ofegante, tosse e congestão nasal. As causas da asma são a alergia poeira, ao mofo e ao pelo de animais, as mudanças do tempo e até emoções mais fortes.
O ideal é que você conheça e mantenha sob controle os fatores desencadeantes da asma.

Enfisema
A pessoa que sofre de asma por muitos anos pode ficar com enfisema que é um problema pulmonar muito grave e que não tem cura. É mais freqüente em pessoas que fumam, ocasionando dificuldade para respirar, principalmente quando faz algum exercício.

Pneumonia
É uma infecção nos pulmões. Ocorre freqüentemente após outra doença respiratória mal curada.
Caracteriza-se por calafrios seguidos de febre alta, respiração rápida, dor no peito e tosse (muitas vezes com muco amarelado, esverdeado, cor de ferrugem com rajas de sangue.

Resfriado
Ataca principalmente o nariz e a garganta, causando espirros, coriza e tosse. A recuperação acontece em dois ou tres dias. Exercícios regulares, boa alimentação, descanso e ingestão de bastante líquido são ideais para previnir o resfriado.
Evite lugares fechados.

Gripe
Em geral, há um cansaço extremo, febre por dois ou três dias, dores no corpo, dor de cabeça e na garganta e coriza. A melhora ocorre depois de três ou cinco dias. Você pode prevenir a gripe com uma alimentação saudável, bebendo muita água, fazendo exercícios e dormindo bem. A vacina também reforça a imunidade.

Tosse
É um meio que o organismo utiliza para limpar o aparelho respiratório e expulsar o catarro ( muco com pus) e os microorganismos da garganta ou dos pulmões. Por isso, quando a tosse produz catarro, não tome nenhum medicamento para a tosse, beba bastante água, evite o fumo e procure orientação para soltar e expulsar o catarro

Fonte: www.husfp.ucpel.tche.br/dicas_saude_doencasinverno.htm

Posted Under
Sem Categoria