Dá para fugir das olheiras?

Não adianta se enganar, a verdade sobre as olheiras é uma só: com exceção das causadas apenas por estresse e noites mal dormidas, elas não têm solução definitiva. Mas nada de entrar em desespero por causa disso: com os cuidados certos e o uso adequado de maquiagem, aquelas manchas arroxeadas, que deixam o seu olhar pesado e com aspecto cansado, podem ser suavizadas – e muito!

De origem hereditária ou resultado de cansaço e má-alimentação, as olheiras se formam porque a pele da região dos olhos é muito delicada e fina. Para se ter uma idéia, nessa área a pele mede cerca de 0,4mm, enquanto no resto do corpo ela pode atingir até 3mm, como é o caso da palma da mão.

Quando a característica é familiar, o aspecto escurecido surge devido ao excesso de pigmentação, a chamada melanina. Nestes casos, porém, não se pode esperar uma solução definitiva. Mas nada de desânimo: é possível atenuar o problema, principalmente com maquiagem.

No caso de desequilíbrio alimentar, estresse físico ou emocional, consumo excessivo de álcool e cigarro – além de noites mal dormidas -, as olheiras aparecem devido dilatação dos vasinhos sanguíneos da região. Para quem faz parte desta turma, a solução é bem mais simples: para o aspecto cansado ir embora, basta dar mais atenção aos sinais do corpo, dormir bem e alimentar-se corretamente.

Gripe e TPM também são condições que podem provocar o aparecimento da mancha arroxeada embaixo dos olhos. Nestes casos, também, as olheiras costumam ser passageiras.

Dicas para atenuar a mancha arroxeada

As pessoas que herdaram as olheiras devido genética devem redobrar o cuidado com a alimentação, qualidade do sono e sinais de estresse e cansaço. Do contrário, o problema pode piorar.

O sol também é um potencializador do efeito escuro embaixo dos olhos, afinal, ele aumenta a pigmentação natural da pele. Por isso, use o filtro solar indicado para a sua pele e procure andar sempre com óculos escuros.

Para disfarçar as olheiras, uma das ferramentas mais eficientes é o corretivo. Além dos que têm cor de pele, existem versões mais modernas e coloridas. O amarelo, por exemplo, neutraliza a cor arroxeada. O que vale é experimentar os diferentes tipos para ver o que é melhor para você!

Quanto s receitas caseiras, como fazer compressas geladas de chá de camomila ou colocar fatias de batatas ou pepino sobre os olhos, a solução é apenas paliativa, não dura muito tempo.

Essas compressas são recomendadas apenas aos que estão com olheiras devido dilatação dos vasos. Isso porque a temperatura fria faz a chamada vaso-constrição, ou seja, contrai os vasinhos, o que elimina o efeito escuro.

E o laser?

No combate s temidas olheiras, o laser é uma das opções mais comentadas. Mas, apesar de toda a sua fama, é preciso considerar que o tratamento é caro e não funciona bem em todas as pessoas. De toda forma, nunca faça nada que não seja recomendado por seu dermatologista de confiança.

O seu médico também poderá receitar cremes que contenham substâncias descongestionantes, o que melhora o aspecto geral da pele. Entre elas, as mais indicadas para clarear olheiras são as vitaminas K e C e o ácido retinóico. Mas atenção: para perceber os efeitos do creme, é preciso usá-lo diariamente.

Para finalizar, lembre-se que uma alimentação saudável e balanceada e uma boa qualidade de sono são essenciais para a saúde como um todo!

Fonte: www.jnjbrasil.com.br/noticia_full.asp?in=1¬icia=3523&pos=1

Posted Under
Sem Categoria