Categorias


Seios saudáveis e bonitos.

Dicas de Corpo

cuidar_seios.jpgOs seios merecem cuidados especiais para ficarem lindos e saudáveis. A hereditariedade é um fator importante para o formato dos seios. A carga genética é que vai dizer se os seios são pequenos, médios ou grandes. Independente do tamanho o importante é cuidar deles com muito carinho e atenção.

Os seios são formados por tecidos gordurosos. Isso quer dizer que não possuem músculos. Eles são apoiados nos músculos peitorais e é essa região que você deve fortalecer através de ginástica localizada ou a prática constante de esportes. As atividades mais indicadas são a natação, o vôlei, o handebol e o basquete.

Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, as mulheres que praticam alguma atividade física regularmente, possuem 20% menos chances de ter alguma doença nas mamas.

Aqui vai uma dica importante: quando for praticar uma atividade de alto impacto, como pular ou correr, é preciso usar uma malha bem aderente para que os seios não balancem muito e acabem rompendo as fibras de sustentação.

A alimentação é outro fator bastante importante para a saúde dos seios. É necessário ingerir alimentos menos gordurosos e mais ricos em fibras, como por exemplo, as frutas, as verduras e os legumes. Estes alimentos previnem o câncer de mama. Também é aconselhável eliminar o cigarro e moderar nas bebidas alcoólicas.

Hidratação e tonificação
A pele dos seios é muito frágil e, por isso, resseca com certa facilidade. Assim é necessário utilizar com freqüência cremes, óleos e loções hidratantes apropriadas para cada tipo de pele, na intenção de evitar estrias, flacidez e também o envelhecimento precoce. É recomendado usar produtos diariamente, de preferência depois do banho, porque a pele ainda está úmida e facilita a penetração do produto.
Para tonificar, nada melhor do que um algodão embebido em loção tônica gelada, após o banho.

Cautela com o “efeito sanfona”
Para ter seios bonitos e saudáveis é necessário manter o mesmo peso. O fato de engordar e depois emagrecer bruscamente pode trazer conseqüências terríveis para os seios. Esse “efeito sanfona” pode acabar com a elasticidade da pele das mamas, fazendo aparecer as indesejáveis estrias. Vale lembrar que as estrias, quando em casos extremos, não possuem tratamento, a não ser a intervenção cirúrgica.

Seios, gravidez e amamentação
Na gravidez, os cuidados com os seios devem ser redobrados. Não existe o perigo de deformar as mamas, porém, o efeito engordar e emagrecer, como já foi mencionado, pode deixar os seios flácidos e com estrias. Nesse período é preciso o acompanhamento médico para não acontecer mudanças drásticas de peso.
Na gestação, os seios aumentam, mas depois da amamentação costumam voltar ao normal.
Portanto, não deixe de amamentar o seu filho. Além de contribuir para a saúde da criança, estará também diminuindo os riscos de um câncer de mama.

Menopausa
Na menopausa, os seios começam a diminuir de tamanho por causa da redução das forças dos tecidos glandulares. É nesse período que a mulher deve fazer o auto exame com mais cautela, pois a incidência de câncer costuma ser maior.

Seios: todas as dicas

Para quem tem seios pequenos:
Use e abuse das malhas sanfonadas e grossas;
Prefira os decotes redondos;
Use roupas com cintura marcada;
Prefira as palas plissadas ou franzidas;
Abuse das peças sobrepostas;
Use tomara-que-caia folgado com elástico na parte de cima.

Para quem tem seios grandes:
Use os decotes em “V”;
Evite roupas transparentes ou colantes;
Use camisetas do tipo masculino, com cores escuras;
Não use nenhum tipo de franzido na altura do peito.

Para todas:
Para cortar os pêlos em volta dos mamilos, use uma tesourinha bem rente a raiz. Evite arrancar os pêlos com uma pinça;
Se você deseja que os pêlos sumam por completo são necessárias duas ou três seções de eletrocoagulação;
Coloque um lápis embaixo dos seios, na horizontal e mantenha as costas retas. Se a dobra dos seios conseguir “segurar” o lápis é sinal de que eles estão flácidos;
Mantenha uma vida sexual regular para evitar o câncer de mama;
Ao expor os seios ao sol, não esqueça de usar um filtro solar;
Prefira alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas. Evite gorduras e carboidratos.

Confira matérias relacionadas:

Tags: bronzeado bronzeamento celulite compras criança cuidados câncer Dia das Mães Dia dos Namorados dias das mães dicas dicas de beleza doença déficit de atenção envelhecimento ginástica hidroginástica hiperatividade lingerie Moda Mãos namorados Natal Pais e Filhos Pele piscina presentes prevenção queda de cabelo Saúde saúde íntima signos Sophie Kinsella Stephenie Meyer Vacuoterapia água

Categoria Corpo