Como cuidar dos cabelos no inverno?

Seda dá dicas de como cuidar dos seus cabelos no inverno, mantendo-os lindos e saudáveis.
Foto: Reprodução

A medida em que os dias vão ficando mais frios, você certamente passa a perceber algumas diferenças nos cabelos. Isto porque cada estação tem suas características e efeitos sobre os fios. “Se no verão as agressões externas eram o abuso do sol, água do mar ou da piscina, géis, elásticos e presilhas, no inverno, os vilões mais comuns são a poluição, a freqüência maior do uso de secador de cabelos, a temperatura da água do banho, entre outros fatores”, ressalta Anderson Utembergue, Gerente de Desenvolvimento dos Produtos SEDA.

Além disso, é preciso considerar a forma como o organismo reage ao clima frio: assim como a pele do corpo, as glândulas sebáceas e sudoríparas do couro cabeludo no inverno também diminuem a produção de suor e oleosidade, o que pode levar ao ressecamento,  descamação e ao aumento dos microorganismos associados ao aparecimento da caspa.

Poluição na cabeça

Outro fator que deve ser considerado, principalmente para quem mora nas grandes cidades, é a dificuldade de dispersão de poluentes no inverno, em virtude de fenômenos como a inversão térmica, que impede a circulação do ar e de outros gases atmosféricos. Resultado: forma-se um camada visível, suja e mal cheirosa sobre as cidades.

Além de outros males à saúde, essas partículas de poluentes depositam-se facilmente sobre os cabelos, obstruindo os bulbos do couro cabeludo. É pura sujeira deixando os cabelos opacos e sem vida!

Cabelos lindos e tratados também nos dias frios

O frio também exerce um certo apelo à mudança de hábitos: lavagem dos cabelos com água muito quente, uso do secador mais vezes e em alta temperatura e diminuição da freqüência da lavagem dos cabelos. E isso tudo pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e dos fios por desequilibrar o funcionamento das glândulas, acumular poluição e afetar a cutícula (a parte mais externa do fio de cabelo).

Desta forma, para cuidar dos cabelos no inverno nosso conselho é para que minimize os efeitos da poluição e do frio. Por isso, confira algumas dicas e mantenha seus fios sempre bonitos, macios e saudáveis, mesmo quando os termômetros marcam baixas temperaturas. Afinal, os cabelos devem brilhar em qualquer estação!

Lavar: sujeira por água abaixo

“Na hora de lavar, é sempre bom lembrar que a água muito quente prejudica o equilíbrio do funcionamento das glândulas sebáceas e deve ser evitada”, lembra Anderson Utembergue. Além disso, se você quiser lavar os cabelos todos os dias não tenha medo, pois não faz mal nenhum para o couro cabeludo. Ao contrário, a lavagem diária mantém as madeixas sempre limpas e livres do excesso de oleosidade e da poluição.

Escolher um shampoo adequado ao tipo e  às condições de cada cabelo é outro importante passo. Procure um produto indicado para as características e estado atual dos seus fios.

Produtos: shampoos SEDA DNA VEGETAL, para devolver a vitalidade e o brilho dos cabelos longos; ORGANICS na versão para cabelos finos e sem vida, que contém Glucasill Complex, um nutriente que faz com que as próprias raizes gerem naturalmente as proteínas essenciais para os cabelos ficarem fortes e brilhantes; SEDA SELECTIVE, que oferece equilíbrio aos cabelos mistos, removendo a oleosidade na raiz e hidratando as pontas secas; VITAL ERVAS com hamamélis e hortelã para cabelos oleosos, que ajuda na remoção do excesso de oleosidade, dando maciez e brilho; SEDA CERAMIDAS, contém ceramidas que ajudam a restituir o fio, unindo novamente suas escamas, recuperando toda a força, beleza e brilho naturais dos cabelos.

Inverno favorece o aparecimento da caspaComo no inverno o couro cabelo tende a ficar mais ressecado, a incidência de caspa também se torna maior nessa estação. Ela aparece a partir da rápida e intensa renovação das células da pele do couro cabeludo. Com isso, torna-se visível o aparecimento de “escamas” que ficam presas no cabelo e assemelham-se a um “pó”, formado de minúsculos pedaços de células: flocos branco-amarelados, secos ou gordurosos.

Além disso, os microorganismos como o Pityrosporum Ovale, que segundo os estudos clínicos estão associados ao aparecimento da caspa, aumentam sua presença no couro cabeludo. Por isso, quem faz parte do grupo de pessoas com tendência à caspa, deve usar um shampoo anti-caspa uma vez por semana pelo menos.

Produtos: shampoo ALL CLEAR para cabelos normais a secos, que possui o agente anticaspa Octopirox (Piroctona Olamina), substância com ampla ação sobre os microorganismos associados à formação da caspa; ou o shampoo DIMENSION 3 EM 1 para cabelos oleosos ou normais a secos que oferece uma exclusiva fórmula com Zínco Omadine, ingrediente anticaspa desenvolvido em laboratórios após extensas pesquisas, que também atua no combate aos fungos e bactérias causadores da caspa.

Condicionar: fios sob controle

Para quem acha que não precisa de condicionador no inverno, existem pelo menos duas razões para lembrar de aplicá-lo após a lavagem dos cabelos:

1) A baixa umidade relativa do ar que contribui para que os fios fiquem com aspecto eriçado, ou seja, rebeldes.
2) Com poucas pessoas resistindo à água quente e ao banho demorado, os cabelos ficam mais ressecados.

Ao aplicar o condicionador, ele irá equilibrar a carga elétrica dos fios, ajudando a deixar os cabelos desembaraçados e fáceis de pentear, ajudando a domar a “rebeldia” dos fios que não param no lugar. Além disso, eles depositam ingredientes que formam uma película protetora nas madeixas, que facilitam a escovação e ajudam a devolver a maciez perdida.

De acordo com o tipo de cabelo, os condicionadores apresentam níveis diferenciados de agentes condicionantes e emolientes. As opções de produtos também são muitas e a melhor indicação é a de escolher um produto da mesma linha do shampoo, pois as formulações são complementares e fica mais fácil obter o resultado esperado. Mas, se você deseja variar, apresentamos outras sugestões:

Produtos: SEDA CERAMIDAS para cabelos fracos e quebradiços que ajuda a devolver a força e o brilho dos cabelos fracos e quebradiços; ORGANICS para cabelos secos/danificados; VITAL ERVAS com malva e alecrim para cabelos normais; DIMENSION 2 em 1 para cabelos secos, que reúne shampoo e condicionador em um só produto, e contém Hidroviton, um ingrediente hidratante, que devolve a umidade perdida pelos fios, tornando-os mais sedosos e com brilho.

Para quem usa secador

No inverno, o secador de cabelo está mais presente na rotina diária, pois poucas pessoas gostam de sair à rua com cabelos molhados. Afinal, o sol fraquinho brilhando sobre as nossas cabeças, demora a secar naturalmente os fios.

Sabendo também que o calor do secador provoca micro-fissuras na estrutura da cutícula dos cabelos, além de perda de água do interior dos fios, você já pode contar com shampoos e condicionadores termo-ativados, que possuem agentes protetores ativados pelo calor do secador.

Mesmo sabendo desta boa notícia, deve-se retirar o excesso de água dos fios, enxugando-os suavemente com a toalha, mantendo o secador a uma distância mínima de 15 centímetros da cabeça.

Produtos: shampoo e o condicionador ORGANICS TERMO-ATIVADOS, que possuem em sua fórmula o exclusivo Termo-Complex, um sistema nutritivo com um agente protetor que é depositado sobre o fio de cabelo. Ele forma uma película que é ativada pelo calor do secador de cabelos, não só evitando o ressecamento dos fios, mas também deixando-os brilhantes e bonitos.

Hidratação profunda: seu cabelo merece carinho sempre

Mesmo sem tantas exposições aos raios nocivos do sol e outros excessos cometidos no verão, a hidratação profunda é um hábito que deve ser mantido no inverno e realizada a cada 15 dias, para combater a aridez das baixas temperaturas.

A hidratação profunda é realizada aplicando-se cremes de tratamentos após a lavagem e com os cabelos ainda molhados. Enrola-se uma toalha quente ou coloca-se uma touca térmica, aguardando de 5 a 20 minutos para o produto atuar e depois enxaguando.

É preciso utilizar produtos que promovam tratamento mais intenso de condicionamento e hidratação, com ingredientes que contribuam para devolver as propriedades naturais dos fios, como brilho e maciez, que são alteradas pela escovação constante, poluição, sauna, etc. A hidratação profunda, além de saudável, é uma demonstração de carinho e respeito que seus cabelos merecem.

Produtos: CREME DE TRATAMENTO SEDA CERAMIDAS, contém ceramidas, agente hidratante e emulsão de silicone, ajudam a controlar o volume dos cabelos e a trazer de volta a beleza natural dos cabelos; CREME HIDRATANTE SEDA HIDRALOE, possui agentes hidratantes e uma mistura especial de ingredientes, emolientes e condicionantes, para deixar os cabelos mais macios e protegidos.

Confira matérias relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *