Cirurgia plástica – qual a melhor época para fazer?

Foto: Reprodução

Tradicionalmente, o mês de julho é o mês mais procurado para cirurgias plásticas, isso porque o inverno traz algumas vantagens sobre as estações quentes para aqueles que pretendem fazer uma cirurgia plástica e como julho, por sua vez, é férias escolares, permite que quem tem filhos possa programar a sua cirurgia e ter uma recuperação mais tranquila.

O cirurgião plástico Dr. André Colaneri explica que por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o edema (inchaço) é mais proeminente. Outro ponto a ser ponderado é que em algumas cirurgias plásticas é necessário durante a recuperação o uso de cintas compressivas por mais de um mês, o que é bem mais tolerável em dias frios.

Entretanto, mais do que operar no frio, há fatores outros de fundamental importância na programação para a cirurgia e que implicam de forma mais contundente no resultado da cirurgia plástica. O primeiro entre todos eles é procurar um especialista. “Parece lógico, mas muitos médicos não especialistas fazem cirurgias plásticas. Os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são reconhecidos como especialistas, pois é ela quem supervisiona a formação do Especialista”, ressalta o Dr. Colaneri.

Operar em ambiente hospitalar também é fundamental para a maior segurança da cirurgia. Não basta saber tratar uma eventual complicação, é preciso ter meios e equipamentos para isso.

O último fator de fundamental importância é ter tempo e logística adequados para a recuperação da cirurgia realizada. Uma recuperação inadequada influenciará diretamente no resultado.

Feriados também são muito procurados como opção para a recuperação, pois permitem um descanso e recuperação adequados para pequenas cirurgias, evitando perder as férias para a recuperação. “Cirurgias com rápido retorno ao trabalho de escritório, como prótese de mama, cirurgia das pálpebras, orelhas, ginecomastia e cirurgias íntimas permitem um recuperação adequada em feriados, mesmo fora do inverno” afirma o especialista.

Sobre o Dr. André Colaneri
O cirurgião plástico é especialista e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O especialista fala sobre diferentes assuntos dentro da cirurgia plástica, como cirurgia íntima (ninfoplastia; monte de vênus; correção dos grandes lábios), próteses em geral (mama, panturrilha, glúteo etc), lifting, lipoaspiração, lipoescultura, lipo-abdominoplastia, reconstrução de mama, rinoplastia, blefaroplastia, mentoplastia etc.



Confira matérias relacionadas: