Cabelo tão oleoso que precisa lavar todos os dias: isso pode aumentar o problema?

Foto: Reprodução

Você até já ouviu falar que lavar o cabelo todos os dias e abusar demais dos produtos de limpeza podem tirar óleos naturalmente saudáveis para seu couro cabeludo. Mas, e quando é quase impossível resistir à tentação de fios limpos e soltinhos e você lava a cabeça diariamente. Isso faz mal? Descubra a seguir e mais dicas de como contornar o problema da oleosidade.

Lavar os cabelos todo dia faz mal?
O simples ato repetitivo de lavar todos os dias, independentemente se você tem cabelos secos, normais ou oleosos, pode causar danos na estrutura proteica dos fios, reduzindo a quantidade de queratina que diminui o viço e brilho dos cabelos.

Como regra geral e num cenário ideal, não é preciso lavar a cabeça todo dia. Porém, tudo vai depender do seu tipo de cabelo, condição em que tem tratado seus fios e as atividades que são realizadas na sua rotina. Lavá-los diariamente não traz nenhum problema, desde que isso seja realmente necessário e você seque os cabelos adequadamente.

Dicas para cuidado de cabelos oleosos
Os fios extremamente oleosos toleram a lavagem diária, mas aqueles que são muito finos e delicados ficam ressecados demais. Porém, mesmo que você tenha cabelos oleosos, o ideal é lavar a cabeça duas vezes com um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo para obter uma limpeza mais profunda, que remova o excesso de óleo, mas não tire o resto de nutrientes dos seus cabelos.

Quando estiver lavando seu cabelo e couro cabeludo, não esfregue muito forte. Além de poder causar mais danos aos fios, especialmente, se você usar as unhas, ao esfregar o couro cabeludo com muita força, você incentiva ainda mais a secreção de óleo da glândula sebácea deixando o cabelo mais oleoso. Em vez disso, apenas massageie levemente o shampoo por alguns minutos e depois enxágue.

Para finalizar, passe condicionador apenas nas pontas. Ao usar shampoo apenas no couro cabeludo e condicionador só nas pontinhas, você se previne de exagerar na hidratação das raízes. Ao lavar o cabelo, se concentre apenas no couro cabeludo e espalhe a espuma para baixo até as pontas. Na hora de condicionar, use cremes somente até a metade do comprimento – no caso dos fios lisos – e até mais perto, mas não na raiz, nos fios crespos.

Fonte: Vix

Confira matérias relacionadas:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *